6 Comentários

  1. Joelma Gomes

    Olá William Oliveira, bom dia!
    Me chamo Joelma, sou consultira natura, e estou com esse problema de cobranças, pois tenho umas clientes muito ruim de pagar e tenho também um cliente que já faz mas de um ano que estar me devendo e já mandei diversas mensagem pra ele e nada, só vive prometendo que vai me pagar e até agora nada. O que eu faço?

    Responder
    1. William Oliveira

      Oi, Joelma! Tudo bem com você?
      1º) Evite vender fiado. Se for vender, faça isso através de, pelo menos, Nota Promissória. Dessa forma, e preenchendo corretamente, você fica juridicamente protegida caso a sua cliente não queira pagar e você poderá recuperar seu dinheiro através da justiça com a Nota.
      2º) Tente ser a mais amigável possível com as clientes inadimplentes para que elas, pelo menos, assinem Notas Promissórias. Assim, caso elas continuem sem pagar, é só você seguir a dica anterior para recuperar-se do prejuízo.
      3º) Assim que recuperar o dinheiro, NUNCA MAIS VENDA para esses clientes pois, como foram desonestas com você, há chances muito grandes delas continuarem e você só ter dor de cabeça.
      4º) Caso elas não queiram assinar as Notas Promissórias, esqueça esses clientes pois só estão piorando sua saúde e atrapalhando seu negócio. Não perca seu precioso tempo com pessoas que não te respeitam e nem te valorizam.
      5º) Recomendação básica: Trabalhe somente à vista ou no cartão de crédito. No máximo, com nota promissória. Se achas que os clientes vão diminuir, então corra atrás de mais. Nunca se conforme com a quantidade que você já tem.

      Abraços e espero ter te ajudado!
      Sucesso, Joelma! 😉

      Responder
  2. Johnatan Licar

    Ola sou consultor Hinode, e estou seguindo a suas dicas… São ótimas e está de parabéns!
    E tenho uma dica pra vcs, que é um Boleto Fácil, muito utilizado e bem profissional e simples de usar!
    Obrigado William Oliveira, que Deus te abençoe e sucesso!

    Responder
    1. William Oliveira

      Olá, Johnatan! Tudo bem com você?
      Muito obrigado por sua participação e por sua dica! Achei muito bacana sua recomendação e uma ótima oportunidade para quem precisa desse recurso. Show, rapaz!
      Que Deus o abençoe poderosamente!
      Abraços e muitos sucessos pra você!

      Responder
  3. andrea freitas freitas

    Olá sou Andréa. He as vezes não tem muito modos pra cobrança he minhas clientes são família e amigos.
    He não não quero mais ter esse tipo de comportamento

    Responder
    1. William Oliveira

      Oi, Andrea! Tudo excelente com você? Espero que sim!

      Cobrar familiares e amigos próximos é complicado – sei como é isso.
      Mas a grande chave para mudar isso é você deixar claro pra TODOS ELES (familiares e amigos) que você tem UM NEGÓCIO, E NÃO UM PASSA-TEMPO. Ou seja, você precisa tratar o seu negócio de consultoria com grande importância e respeito para que eles vejam que, realmente, você não está para brincadeiras.

      Então, uma maneira de demonstrar isso além de somente “falar que é sério”, é você ter uma farda ou roupa padronizada com seu nome e o nome de seu negócio, ter cartões de visita, organizar formulários e documentos com o nome do negócio/loja, por exemplo, faça cadastro de clientes usando os documentos (RG e CPF) deles, limite de compras e etc.

      Assim, você ganha autoridade e respeito. Formalize-se sempre que puder. Ok?

      Espero ter te ajudado! Abraço e sucesso pra você, Andrea!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *