10 Comentários

  1. Joelma Gomes

    Olá William Oliveira, bom dia!
    Me chamo Joelma, sou consultira natura, e estou com esse problema de cobranças, pois tenho umas clientes muito ruim de pagar e tenho também um cliente que já faz mas de um ano que estar me devendo e já mandei diversas mensagem pra ele e nada, só vive prometendo que vai me pagar e até agora nada. O que eu faço?

    Responder
    1. William Oliveira

      Oi, Joelma! Tudo bem com você?
      1º) Evite vender fiado. Se for vender, faça isso através de, pelo menos, Nota Promissória. Dessa forma, e preenchendo corretamente, você fica juridicamente protegida caso a sua cliente não queira pagar e você poderá recuperar seu dinheiro através da justiça com a Nota.
      2º) Tente ser a mais amigável possível com as clientes inadimplentes para que elas, pelo menos, assinem Notas Promissórias. Assim, caso elas continuem sem pagar, é só você seguir a dica anterior para recuperar-se do prejuízo.
      3º) Assim que recuperar o dinheiro, NUNCA MAIS VENDA para esses clientes pois, como foram desonestas com você, há chances muito grandes delas continuarem e você só ter dor de cabeça.
      4º) Caso elas não queiram assinar as Notas Promissórias, esqueça esses clientes pois só estão piorando sua saúde e atrapalhando seu negócio. Não perca seu precioso tempo com pessoas que não te respeitam e nem te valorizam.
      5º) Recomendação básica: Trabalhe somente à vista ou no cartão de crédito. No máximo, com nota promissória. Se achas que os clientes vão diminuir, então corra atrás de mais. Nunca se conforme com a quantidade que você já tem.

      Abraços e espero ter te ajudado!
      Sucesso, Joelma! 😉

      Responder
  2. Johnatan Licar

    Ola sou consultor Hinode, e estou seguindo a suas dicas… São ótimas e está de parabéns!
    E tenho uma dica pra vcs, que é um Boleto Fácil, muito utilizado e bem profissional e simples de usar!
    Obrigado William Oliveira, que Deus te abençoe e sucesso!

    Responder
    1. William Oliveira

      Olá, Johnatan! Tudo bem com você?
      Muito obrigado por sua participação e por sua dica! Achei muito bacana sua recomendação e uma ótima oportunidade para quem precisa desse recurso. Show, rapaz!
      Que Deus o abençoe poderosamente!
      Abraços e muitos sucessos pra você!

      Responder
    2. Laliane da Silva Pereira

      Olá como faço para ter o sistema boleto fácil? É obrigatório ter CNPJ?

      Responder
  3. andrea freitas freitas

    Olá sou Andréa. He as vezes não tem muito modos pra cobrança he minhas clientes são família e amigos.
    He não não quero mais ter esse tipo de comportamento

    Responder
    1. William Oliveira

      Oi, Andrea! Tudo excelente com você? Espero que sim!

      Cobrar familiares e amigos próximos é complicado – sei como é isso.
      Mas a grande chave para mudar isso é você deixar claro pra TODOS ELES (familiares e amigos) que você tem UM NEGÓCIO, E NÃO UM PASSA-TEMPO. Ou seja, você precisa tratar o seu negócio de consultoria com grande importância e respeito para que eles vejam que, realmente, você não está para brincadeiras.

      Então, uma maneira de demonstrar isso além de somente “falar que é sério”, é você ter uma farda ou roupa padronizada com seu nome e o nome de seu negócio, ter cartões de visita, organizar formulários e documentos com o nome do negócio/loja, por exemplo, faça cadastro de clientes usando os documentos (RG e CPF) deles, limite de compras e etc.

      Assim, você ganha autoridade e respeito. Formalize-se sempre que puder. Ok?

      Espero ter te ajudado! Abraço e sucesso pra você, Andrea!

      Responder
  4. Cris Gomes

    boa tarde. o que posso fazer para receber de uma pessoa que me deve a sete meses e parece não ter consciência de querer pagar sua divida? Já perdi a paciência pq noto que ela costuma dar calote e depois quer ter razão, conheci outras pessoa que tbm venderam para esta pessoas e ela não pagou.

    Responder
    1. William Oliveira

      Oi, Cris! Obrigado pelo comentário!

      Vamos lá!
      Se você já tentou cobrar e ela não tá demonstrando o menor interesse em pagar, então vc deve procurar a justiça – geralmente isto é resolvido no Juizado de Pequenas Causas.

      Adianto que, se vc vendeu no famoso “caderno do fiado”, ele não vai te ajudar muito pois, geralmente, ele não tem valor jurídico (existem algumas raras exceções). Resumindo, o caderno não serve como prova jurídica.

      No caso de ter ajuda da Justiça, vc irá precisar de documentos que comprovem a dívida. Uma Nota Promissória bem preenchida já é de graaaaande ajuda nessa situação.

      Junte todas as informações que vc tiver da pessoa devedora (CPF, endereço, Dívida, data de compra e do vencimento, nome completo, etc).

      Com os documentos em mãos, vá até a justiça ou procure um advogado ou mesmo até orientações no próprio Procon de sua região que eles também poderão de orientar.

      Mas não deixe isso pra lá! valorize seu trabalho, Cris!
      Desejo sucesso pra vc!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.