Consultora Natura: Como Vender (Muito) na Crise

Minha amiga Consultora Natura (ou de qualquer outra marca), está difícil vender nesta crise? Tem tentado vender pelo whatsapp, Facebook, porta a porta e nada tá dando certo?

Assista a essa aula… =D

E pegue papel e caneta pois você vai precisar. =)

95% do conteúdo desse vídeo vai te ajudar a resolver definitivamente seu problema com a crise. Os outros 5% está no texto a seguir…

Então este artigo (e a videoaula acima) vai mudar seu negócio! Vou te ensinar a como superar a crise e começar (ou voltar) a vender de verdade como você realmente merece!

Uma Consultora Natura inteligente e determinada não perde tempo e lágrimas durante a crise. Na verdade, ela aproveita para vender lenços!

Assista a esse pequeno vídeo da Crisliane, de Porto Velho e veja se ela está na crise:

Mas vou te ajudar a resolver isso a partir de agora e você voltará a faturar bem novamente e, claro, vai virar uma consultora natura (ou Eudora, Avon, Mary Kay) de sucesso!

E aqui já libero uma dica extra e antecipada para aprender a vender mais na crise:

Adapte-se AO MOMENTO do mercado!

Antes de falar sobre a “adaptação ao mercado” para que você comece a vender muito, preste atenção nessa história e veja se tem algo nela que parece com a sua vida atualmente…

Maria José, consultora Natura há 4 anos, mora no interior de São Paulo e anda bem desmotivada com as vendas. Tem cerca de 37 clientes mas somente umas 6 que compram todo mês.

Ela tem o Whatsapp de todo mundo, manda várias mensagens com “promoções incríveis” mas o povo – inclusive até a família – parece que nem liga e muito menos compra algo.

Já até criou grupos e listas de transmissão mas nada tem funcionado.

Ela nem tenta mais vender pelo catálogo pois o povo não quer mais esperar tanto. Pra tentar aumentar as vendas, decidiu sair porta a porta mas como não sabe como abordar, como iniciar uma conversa na casa das pessoas, o resultado foi terrível: depois de 4 dias tentando vender, mais de 30 casas visitadas e 1 venda apenas no valor de R$ 82! Acredita nisso?

A Maria consegue até fazer umas vendinhas no Facebook. Divulga várias postagens no perfil dela mas, como a concorrência tá enorme, ela tem notado que as vendas estão caindo quase todos os dias.

Fanpage nem pensar! Já desistiu da fanpage pois as clientes raramente compravam algo e hoje em dia, no máximo, consegue algumas poucas curtidas (ou nenhuma).

E sabe o que é pior de tudo? Os boletos não param de chegar.

E agora? O que fazer?

Maria José fica muito triste pois ama o que faz mas, do jeito que as coisas estão indo, está pensando seriamente em parar porque não está mais conseguindo vender como antes.

Com esse sentimento machucando o coração dela, um coração de uma mulher batalhadora, ela chega à conclusão de que o mundo está em crise.

Afinal, todas as amigas consultoras que estão dentro dos grupos do Whatsapp e do Facebook dizem a mesma coisa: “O Brasil está em crise”.

Será que todas as consultoras estão em crise?

Veja só que frase legal E TOTALMENTE VERDADEIRA do Flávio Augusto, do Geração de Valor:

“Durante a crise o dinheiro não desaparece, ele só muda de mão.”

Na crise, o dinheiro deixou de ir em sua direção e foi para outra (talvez uma concorrente ou não).

Mas, afinal…

O que a Consultora Natura precisa ter para SUPERAR a crise e vender muito mais?

O que iremos aprender:

  1. O maior problema que está impedindo a maioria das consultoras Natura de conseguirem vender; e
  2. Como Vender Mais em plena Crise?

Vamos à aula!

#1 O Maior Problema que Está Impedindo a Maioria das Consultoras Natura (e das outras empresas e marcas) de conseguirem vender

consultora-natura

Você gosta de uma pessoa que ao invés de se preocupar em ajudar você, ela está se preocupando em quanto vai arrancar do seu bolso? É isso o significado da velha vendedora. Existem aos montes por aí e, principalmente, entre as “consultoras” de vendas.

Resumindo: O maior problema da consultora é NÃO OUVIR sua cliente!

A consultora que realmente ouve se preocupa em resolver o problema da cliente e – anote isso! – sempre entrega MAIS do que a cliente espera.

A lógica da venda de sucesso é muito simples: Atender (ouvir) com paciência, compreender o real problema ou necessidade da cliente e, por fim, entregar o que ela precisa.

Quer um bônus nessa “lógica do sucesso”? DÊ UM PRESENTINHO! 😉

Você já ligou para sua cliente e perguntou como ela estava, se ela melhorou da gripe pesada da semana passada? Já mandou alguma lembrancinha ou mesmo deu os parabéns a ela porque o filho estava lindo naquela formatura da escola? A Consultora de Sucesso se preocupa e cuida de suas clientes, e chega ao ponto de se tonar uma Conselheira (orientando as clientes em alguns assuntos – vamos ver isso mais à frente).

Uau! Isto sim é conquistar e manter uma cliente!

Fica uma valiosa dica aqui: NÃO SEJA IGUAL AS OUTRAS! Não seja uma vendedora, seja uma Consultora de Sucesso! Dessa maneira você terá uma cliente por toda a sua vida, e não apenas uma vez. Melhor dizendo, VOCÊ TERÁ UMA FÃ!

Por isso, o maior problema que impede a maioria das “consultoras” de venderem é porque elas só pensam no dinheiro, mas não na cliente.

Então, como poderei aumentar minhas vendas COM ou SEM crise? Vamos ver agora!

#2 Como Vender Mais em plena Crise?

consultora natura como vender mais na crise

Fácil! Seja uma autoridade em algum assunto que possa ajudar às suas clientes a melhorem suas vidas.

Só isso.

Parece difícil? Faça o seguinte: sempre que tiver contato com suas clientes, dê conselhos ou dicas de como podem superar determinadas dificuldades. Com o passar do tempo, elas irão reconhecer você como alguém de autoridade.

Isto pode começar de maneira bem simples e fácil. Basta lembrar das famosas maquiadoras do Youtube. Grande parte delas não é profissional e nem fez cursos e mais cursos pelo mundo a fora. Mas como elas ajudaram as outras mulheres a se maquiarem, ganharam admiração e, por consequência, ganharam AUTORIDADE naquele assunto: maquiagem.

Por isso que elas ganham um bom dinheiro fazendo propagandas de empresas que vendem kits de maquiagens.

Faça o mesmo sendo uma Consultora Natura ou de qualquer outra empresa ou do seu próprio negócio! Especialize-se em algum assunto e comece a dar conselhos, ajudar as suas clientes e elas passarão a te admirar. Pode ter certeza, depois que você ganhar a confiança delas, elas comprarão tudo que você oferecer.

Quer aprender algo para repassar para as clientes? Pesquise no Youtube, aprenda e ensine elas a ficarem cada vez mais felizes!

Por exemplo:

  • Dicas de moda para mulheres magras, “fortinhas”, crianças, etc;
  • Cuidados com a saúde da mulher e do homem;
  • Frases motivacionais para elevar a autoestima delas;
  • Culinárias;
  • Higiene pessoal e do lar;
  • Ornamentos;
  • E etc.

Use sua criatividade! Dessa maneira, qualquer coisa que você vier a indicar para elas comprarem, elas irão fazer porque você ENTREGOU MUITO VALOR A ELAS, ajudando a melhorar suas vidas!

Pense: VOCÊ prefere comprar de alguém que SEMPRE te dá algo (sempre te ajuda) ou de uma pessoa que só fala com você quando está precisando (ou quando quer vender)?

Esta é a nova forma de vender: entregando VALOR primeiro,  algo que ajude nossas clientes a melhorarem de vida. Depois, você poderá oferecer o que quiser e elas aceitarão. Basta trabalhar com integridade e realmente se preocupar com o bem-estar delas, que elas irão te recompensar.

Enquanto as vendedoras (ou pseudo-consultoras) focam somente em vender (como conheço muitas por aí!), as consultoras de sucesso não param de vender! 😉

Essas dicas foram úteis pra você? Pensei na Consultora Natura mas as dicas podem ser aplicadas a qualquer outra área que se relacione com clientes.

Gostou? Deixe um comentário que irei te responder e te ajudar no que precisar, ok?!

E se você é Gerente de Relacionamento e achou útil para sua equipe, não deixe de compartilhar! Tenho certeza de que essas ideias simples mas poderosas podem fazer a diferença na vida dela – como fez na minha!

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior. – Steve Jobs. Universidade de Stanford (2005)”

Quer conteúdos VALIOSÍSSIMOS em videoaulas recheados de dicas vão te ajudar a, literalmente, MULTIPLICAR suas vendas? Então clique aqui e torne-se uma VERDADEIRA CONSULTORA DE SUCESSO!

Importantíssimo: Eu, William Oliveira, não sou funcionário e nem representante da Natura e nem de nenhuma outra empresa de venda direta. Posso te falar mais de mim na página Sobre.

Se você tem pressa em superar a crise e acelerar suas vendas, então clique aqui.

16 thoughts on “Consultora Natura: Como Vender (Muito) na Crise

  1. Oi! Adorei ler tudo o que você escreveu! Sou orientadora de uma equipe da Natura e sei como é difícil convence-las de que dá lra vwnder na crise também. Se tiver algima dica de como aumentar a produtividade do mei grupo, ficarei feliz em ouvir!

    Responder

    1. Olá, Emanuelle! Tudo bem com você?

      Muito obrigado por seu comentário! Fico muito feliz pela sua contribuição. 😉
      A produtividade está diretamente relacionada à motivação, ao foco e à persistência. É de suma importância que as líderes de equipe despertem esses três elementos em seus liderados TODO SANTO DIA.

      A motivação ajudará a equipe a colocar energia em sua atividade profissional buscando tanto ajudar suas clientes a alcançarem os objetivos quanto ela mesma estará buscando os dela.

      O foco vai direcionar as forças da equipe nas metas diárias, mensais e até anuais. Dessa maneira, a equipe irá entender que “de pouquinho em pouquinho”, ou seja, alcançando as metas, a equipe ficará mais próxima de atingir o grande alvo que é o objetivo pessoal e/ou grupal.

      E a persistência vai fazer com que a equipe não pare, não desista. Sempre existiu e sempre vai existir dificuldades em nossa caminhada ao sucesso e é justamente essas dificuldades que nos ajudam a ficar cada vez mais fortes para atingir o grande alvo, porém, pouquíssimas pessoas sabem disso. Na primeira dificuldade, simplesmente desistem. Por isso, a líder da equipe precisa inspirar e despertar a habilidade da persistência em suas lideradas para que elas entendam que os empecilhos são “degraus”, e não barreiras para o tão sonhado sucesso que todos almejam.

      Claro que existem outros aspectos a serem considerados mas, com certeza, esses acima já nortearam sua equipe, Emanuelle, como um “mapa do tesouro”.

      Desejo todo o sucesso pra você!
      Fique com Deus! =)

      Responder

  2. Olá, meu nome é francisca gostei muito da suas dicas, vou tentar ampliar no meu negócio, apesar de ser muito tímida, mais vou tentar, sou manicure, agora estou envestindo no meio da consultoria natura, racco e vendendo langerie.

    Responder

    1. Tudo bem, Francisca?
      Fico feliz que tenha gostado das dicas e mais ainda por estar investindo em seu crescimento!

      Faça tudo de maneira bem planejada e jamais esqueça de que para vender mais e melhor, vc precisa pensar e trabalhar sempre o seu marketing. Ok?

      Desejo sucesso em sua carreira e seus negócios!

      Responder

  3. Quero todas as dicas como ser uma consultora natueas ja q estou desemp e tenho uma certa idade e porq esta dificil conseguir trabalho quero sair d sufoco .ter meu proprio negocio.e p isso preciso d capital.

    Responder

  4. Amei!
    Eu estava a procura desse empurrão.
    Obrigado

    Responder

    1. Obrigado por seu comentário, Bruna!

      Desejo um grande sucesso neste próximo ano pra vc! 😉

      Responder

  5. sou consultora natura digital…tenho feito poucas vendas..obrigada pelas dicas.

    Responder

    1. De nada, Cila!
      Agradeço sua visita e seu comentário!

      Responder

  6. Olá meu nome é Chaiene !
    Sou consultora da natura comecei a pouco tempo.
    Tô muito ansiosa para começar as minhas vendas.
    Mais confesso que também tô com medo dos maus clientes.
    Como posso me acalmar em relação a isso?

    Responder

  7. Olá, meu nome é Karina e estou começando a vender Natura agora.
    O problema é que eu não tenho muitos clientes, sou nova aonde eu moro e também quase ninguém me conhece. Minha sogra tem um salão de beleza e sempre tenta me ajudar mostrando a revista para as clientes dela. Mas eu fico muito chateada quando a revista volta vazia. Como eu posso conquistar clientes e conseguir passar pedido.?

    Responder

    1. Oi, Karina!

      Você precisa ter iniciativa! Não espere os clientes te procurarem. Estude mais a respeito do seu mercado, conheça a fundo os seus produtos e ajude suas clientes a utilizarem seus produtos para da melhor maneira possível. Faça vídeos e publique no seu perfil, status do whatsapp,m instagram, faça transmissões ao vivo. Enfim, faça seu marketing!

      O que não pode é ficar parada, Karina! Acredito poderosamente que podemos fazer uma grande diferença na vida das pessoas e, por isso, vc deve se esforçar para atrair a atenção de suas clientes.

      A melhor maneira de atrair clientes é mostrar o quanto vc oferece valor a elas, e não “descontos e descontos”. Ofereça algo a mais; ajude suas clientes com as dificuldades que elas têm em seu ramo de atuação. Se é maquiagem, então ensine elas a se maquiarem. Se for somente perfumaria, ensine sobre o impacto e os significados de um perfume sobre a personalidade de uma pessoa.

      Vá além!
      Vender é puro marketing!
      Invista em seu marketing e vc NUNCA VAI PARAR DE VENDER!

      Faz sentido isso, Karina?
      Quer um conselho ainda mais forte que tudo isso que falei aqui? Então entre aqui (clique aqui)…
      – e comece agora mesmo a mudar o rumo de suas vendas,
      – alegre-se novamente,
      – deixe a chateação de não conseguir vender para as concorrentes e tenha orgulho de ser uma consultora de sucesso!

      Ou melhor, DESPERTE a Consultora de Sucesso que está dentro de você!
      Quer saber como? Clique aqui.

      Responder

  8. Muito bacana o conteúdo deste artigo! Seus exemplos foram muito úteis!! Obrigada por compartilhar!!

    Responder

    1. Muito obrigado por suas belas palavras, Danielle!

      Espero que tais dicas possam te ajudar ainda mais!
      Sucesso pra você!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.