Tempo de leitura: 6 minutos
Você precisa demiti-la AGORA! E eu não estou louco!
Calma, vou explicar melhor nas próximas linhas… =)
Ajudando a várias Consultoras da Natura, Avon, Boticário e Mary Kay, uma das preocupações era:
Devo continuar com clientes que ainda, nem sequer, pagaram suas contas?
Ok, você precisa do seu pão de cada dia – e tenho certeza de que Deus te dá capacidades para consegui-lo. Contudo, isso não significa que você tem que ficar desesperada e vender a pessoas que não honram seus nomes muito menos os compromissos, não é verdade?
Portanto, vamos primeiro conhecer os tipos de clientes.
Temos três tipos de clientes quando se refere a pagamento:
- A Cliente EXCEPCIONAL: A cliente que compra e paga em dia. Tem vezes que paga até antes do vencimento. Jamais perca uma dessas!
- A Cliente Normal: Ela costuma comprar e pagar em dia mas, às vezes, atrasa um pagamento por alguma razão (doença, esquecimento, atraso no salário e etc)
- A Cliente Infiel: Ela sempre enrola. Compra mas leva dias, semanas ou até meses para pagar. Fuja dessas!
- A Cliente Ladra: O nome já diz tudo, não é? Comprou, não pagou e nem vai pagar. Chega até a ameaçar.
Saber que existe esses tipos de clientes é fácil, o problema é identificá-los.
Identificar a cliente excepcional ou a ladra, na primeira compra, é bem difícil, claro. Mas podemos diminuir os riscos de termos essas más clientes.
Eu disse “DIMINUIR” os riscos, não “EVITÁ-LOS” pois é quase impossível quando alguém irá nos dá um calote, concorda?
Neste caso, você deve trabalhar de uma maneira mais inteligente, utilizando técnicas que o próprio mercado criou para se assegurar de clientes problemáticos.
Como fazer para se defender? Imite as lojas!
O que acontece quando você vai comprar algo no crédito (via carnê de pagamento), pela primeira vez, em uma loja? Ela faz a análise do crédito e depois limita-o!
A vantagem das lojas é que elas possuem acesso a um banco de dados com o histórico de pagamento de quase todos os compradores do país e, talvez, até do mundo.
Você, Consultora de Sucesso, ainda não tem SUA loja, e não tem acesso a essas informações mas poderá fazer algo que poderá minimizar os riscos:
LIMITAR O CRÉDITO!
Isto mesmo: crie um limite de compras para sua recente cliente – aquela que está comprando pela primeira vez. Por exemplo: primeira compra até R$ 50,00. Você pode aumentar esse limite de acordo com o histórico de pagamentos dela. Simples assim!
Igualzinho às lojas, não é?! 😀
Principalmente se for uma pessoa que você não tem conhecimento de nada a respeito dela como, por exemplo, “fama/popularidade” de ser pagadora ou não.
Mas, antes que você demita sua cliente, tenho uma possível solução quanto à maneira de cobrar.
Se a cliente for realmente honesta, ou seja, excepcional ou uma “normal”, ela será transparente e sincera em mais de 90% dos casos e dirá que não tem condições de pagar naquele momento e que fará o possível para quitar a dívida. Isso você já sabe. Mas a ideia é:
- SACADA 1: Neste caso, dê um prazo exato em dias para retornar o contato. Exemplo: em 5 ou 8 dias; ou: “Passo aí na segunda-feira, às 15h, certo?”. Ao dar um prazo fixo, há uma pressão psicológica para que a cliente se esforce para pagar até aquele dia.
Porém, se for uma má cliente, quero dizer, uma cliente infiel, execute a sacada acima mais a próxima:
- SACADA 2: Não fale com ela via WhatsApp (ou qualquer outro aplicativo) ou via internet. Converse PESSOALMENTE pois assim você mostrará que é algo sério e que você, de fato, precisa daquele dinheiro. Use suas emoções para tentar “tocar” no coração dela e ela decida pagar. 😉
- Importante + SACADA 3: não vale a pena continuar com uma cliente assim. Mesmo assim, ofereça a opção de pagar via cartão de crédito por meio de pagamento online – por exemplo, usando o PagSeguro.
Seja SUPER EDUCADA. Jamais faça uma cobrança de uma maneira áspera ou qualquer coisa que venha a criar riscos de processos judiciais. Você é a pessoa mais especial do SEU negócio. Não se desvalorize. Você é muito importante! 😉
- SACADA DIFÍCIL mas NECESSÁRIA: Quando estiver diante de uma cliente infiel ou mesmo com perfil de “ladra”, considere aquele dinheiro perdido. Sei que é triste, mas é melhor. Isto pode parecer estranho mas é muito melhor você perder algo material do que perder sua honra (ou até sua vida) – Deus te livre disso!
É esse tipo de cliente que você DEVE DEMITIR!
DICA BÔNUS
Para evitar essa sensação de não saber se irá receber, ou ainda, de ter que cobrar para uma amiga sua, comece a fazer a transição de vender fiado para vender via cartão de crédito.
Assim, você transfere a responsabilidade de inadimplência para as administradoras de cartões. Livre-se desta dor de cabeça!
Se mesmo assim a cliente não fizer qualquer esforço para liquidar o “fiado”, DEMITA-A!
“Pouco prejuízo é lucro” em algumas situações, e é por isso que você deve DEMITIR SUA CLIENTE quando ela não for honesta com você.
Você deve mesmo aturar todo e qualquer tipo de cliente? Claro que não!
Valorize-se e DEMITA SUA CLIENTE RUIM:
- Clientes que não valorizam seu negócio
- Clientes que não valorizam sua amizade
Chegou a Hora de Agir!
Se tudo isso de que falei fizer sentido pra você, então está na hora de você avançar ainda mais e melhorar a administração do seu negócio. Por isso, aproveite para aprender ainda hoje e colocar em prática o mais rápido possível. Não só pra receber das clientes difíceis, mas para AUMENTAR SUAS VENDAS!
Então, inscreva-se no Congresso para Consultoras e aprenda a resolver esses problemas e DAR A VOLTA POR CIMA, aumentando as vendas e a clientela!
Clique aqui para se inscrever no Congresso para Consultoras!
Gostou do artigo e quer receber mais dicas, aulas e até materiais EXCLUSIVOS? Cadastre seu e-mail na caixa no final deste texto, ou na barra ao lado ou no topo desta página. FAÇA PARTE DE NOSSA LISTA DE AMIG@S VIP E RECEBA TUDO ISSO E MUITO MAIS!
Comente abaixo o que achou e como posso te ajudar.
Aguardo ansioso pelo seu comentário.
Abraços e até o próximo artigo! 😉
Link permanente
Olá, tudo bom?
Admirei muito este conteúdo.
Cumprimentos!
ShameOnYou Portal Shame Intelimax
Link permanente
Obrigado, Alice!
Link permanente
Adorei sua analise de tipos de clientes,e e´assim msm!
obrigada pelas dicas!!!!
Link permanente
Obrigadão, Carliane! Aproveite cada dica e coloque em prática sempre que possível, ok?
Abraços e sucesso!
Link permanente
Muito bom estas dicas!
Ajuda muito pra nós que atuamos na área.
Muito sucesso pra e você.
Link permanente
Muito obrigado, Erlane!
Desejo sucesso pra você!!! 😉
Link permanente
Olá, adorei seu Post
Dicas incríveis pra demitir aquelas clientes, sem peso na consciência.
E que aproveitam da sua amizade, mas são verdadeiras ladras.
Link permanente
Obrigado, Cláudia!
Isso mesmo. Pessoas que não te valorizam não te fazem crescer!
Sucesso pra ti!
Link permanente
dicas excelente para quem trabalha com vendas!
Link permanente
Muito obrigado, Ana!
Link permanente
Oi,Adorei suas explicações a cara das minhas clientes fora todas.
Link permanente
Muito chato isso, né, Mary?!
Obrigado por sua presença em meu blog!
Sucesso pra ti!